Saiba como pilotar em trilhas
Bruno Rocco
Tudo começa com um bom posicionamento para
evitar quedas e melhorar seu desempenho nas trilhas, tanto as motos de baixa cilindrada como as de alta velocidade. Muitas vezes pode-se sair de situações
difíceis usufruindo apenas de seu equilíbrio, ficando de pé na moto e controlando
o peso do
corpo para deixar a motocicleta mais estável.
Evite frear ou acelerar de forma brusca,
nunca deixe a embreagem apertada, use-a apenas para a troca de marcha.
Ao pilotar em trilhas, provas de enduro e
cross-country a posição mais confortável para se estar na moto é em pé, com os
joelhos levemente dobrados, as pernas segurando a moto, coluna levemente
inclinada para frente e cotovelos dobrados, voltados para cima. Dessa maneira
as imperfeições da trilha não incomodarão tanto na pilotagem.
Sempre apoie seu peso nas
pernas nunca nos braços. Quando estiver em uma subida ou em uma descida,
mantenha seu corpo sempre na mesma posição de equilíbrio de quando se está no
plano. Seu tronco e sua cintura deverão permanecer o mais ereto possível, a
única parte do seu corpo que deverá ser inclinada é o tronco.
Os dedos indicadores devem permanecer sobre
os manetes para que as reações sejam muito mais rápida dessa forma você evita “ali
catar” o freio ao se assustar, ou deixar a moto morrer porque não apertou a
embreagem a tempo.
O freio dianteiro deve ser usado
progressivamente para evitar trancos, o traseiro de maneira leve, para ajudar
na desaceleração.
Quando pilotar no meio do barro mantenha uma
velocidade reduzida, mas o giro do motor bem alto, para que seu pneu se
mantenha limpo e não fique preso nas caneletas. Em terrenos de areia mantenha a
roda da frente leve, inclinando seu corpo um pouco para trás, o que dará mais
tração para sua moto.
Em terrenos de pedras aumente o peso na roda
dianteira, para evitar que ela saia. Mas se for uma descida se posicione mais
atrás do banco e freie com a roda traseira, desta maneira você evitará que a
roda dianteira trave e te jogue no chão.
Quando estiver em alta velocidade e se
deparar com salto inesperado, se posicione corretamente na moto e quando chegar
ao obstáculo faça um pouco de força puxando o guidão para cima, evitando que a
frente caia. Nos saltos a forma correta de cair é com a roda traseira ou com as
duas juntas.
Equipe: negras trilha
Trazendo informação aos trilheiros.
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